À procura de soluções para facilitar o seu dia a dia como pintor? Existem algumas dicas e truques de pintura que os profissionais utilizam na hora de realizar seus serviços que podem ser muito úteis para evitar sujeiras, garantir um acabamento de qualidade e, consequentemente, economizar o seu tempo.
1. Limpe bem a parede antes de pintar
Um passo simples mas muito importante para garantir uma pintura perfeita é a limpeza da parede antes da pintura. Pequenas sujeiras como poeira, terra ou umidade podem comprometer a pintura, por isso, antes de colocar a mão na massa limpe a parede a ser pintada com um pano seco e limpo. Agora, se a parede que irá pintar estiver com mofo, indica-se utilizar água sanitária para sua remoção.
2. Misture tintas da mesma cor
A área a ser pintada é grande e você precisará de mais de uma lata de tinta? A maior parte dos pintores profissionais sabem que lotes diferentes de tintas podem ter pequenas variações de tom, por isso, caso os produtos a serem utilizados forem de lotes diferentes, misture-os em um recipiente antes de usar para que fiquem homogêneos e não diferença de cor entre uma parede e outra.
3. Dobradiças protegidas
Se você for pintar portas e não paredes, dê atenção redobrada às dobradiças. A dica para evitar que as portas dêem trabalho para fechar ou abrir é passar um pouco de vaselina nas dobradiças, a ferragem ficará oleosa, impedindo assim que a tinta grude ao material.
4. Troque plástico pelo papelão para forrar o chão
Na hora de proteger o chão, esqueça dos plásticos e lonas. Esses materiais, dificulta a secagem da tinta que escorre ou pinga, fazendo com que ela se espalhe facilmente, caso o pintor pise na tinta molhada e ande pelo ambiente. A dica aqui é utilizar papelão para uma absorção rápida da tinta.
5. Tchau, cheiro de tinta!
Para não deixar a casa do seu cliente com aquele cheiro forte de tinta durante dias, a dica aqui é adicionar três gotinhas de extrato de baunilha em cada galão de tinta. Este pequeno truque deixa o cômodo que você pintou com um aroma mais agradável.
6. Maçanetas manchadas, nunca mais!
Para não deixar respingos ou manchas nas maçanetas da casa, o truque aqui é muito simples, encape as maçanetas das portas com papel alumínio.
7. Dê adeus ao pincel pingando!
Outro truque simples, mas muito útil é colocar um elástico ao redor da lata para retirar o excesso de tinta do pincel. Dessa forma você evita de passar o pincel na bordinha e mantém as laterais da lata e superfície de apoio limpas.
8. Em busca do acabamento perfeito
Para evitar aquela lambança e excesso de tinta nos rodapés, comece pintando a parede do centro em direção ao chão, assim o pincel chega mais seco ao rodapé. Mas, para garantir o acabamento perfeito, a dica é cobrir o rodapé com a fita crepe mais grossa que encontra e passar uma régua para garantir a aderência da fita.
9. Use o clima a seu favor
É importante ficar de olho na previsão do tempo para programar o dia seguinte de trabalho. Se o clima estiver muito úmido, a tendência é que a tinta demore um período maior para secar. Agora, se o tempo estiver muito seco, a tinta não espalha com tanta facilidade e pode deixar manchas na sua parede. A dica é evitar a pintura em dias com umidade menor que 15%.
via: Condor