16 dicas de pintura externa e interna de casas

Quando estamos procurando mudar nossa casa, sempre buscamos por dicas de pinturas externas e internas para que possamos aprender como fazer essas mudanças de forma a suprir todas as nossas expectativas com relação a essas pinturas. Por isso trouxemos 16 dicas de pintura externa e interna de casas para quem deseja mudar a cor da sua casa.

Dicas de pintura externa e interna de casas

É um pintor de primeira viagem? Separamos um guia com diversas dicas para você aprender a melhor forma de pintar sua casa com algumas dicas básicas, mas que ajudam e muito no dia a dia.

Cuidado com as Misturas

Misture tintas da mesma cor: calcule sempre a quantidade exata para se usar na pintura daquele cômodo. As vezes a tinta pode ser da mesma cor e de lotes diferentes e por isso pode gerar uma diferença na tonalidade.

dicas de pintura externa e interna de casas

Forre bem o local

Forre o local com papelão: os plásticos demoram mais para secar a tinta que cai, rasgam com facilidade e grudam nos pés. Portanto o ideal é cobrir todo o chão com papelão e o mais indicado é o papelão ondulado que é barato e absorve rapidamente a tinta, além de ser um produto sustentável.

Pintura 2

Cuidado com o Tempo

Cuidado com a previsão do tempo: Se o clima estiver úmido, não é um bom dia para pintar, pois a tinta demorará para secar. Se estiver um tempo seco ou quente, a tinta também não se espalha com facilidade e pode deixar sua parede manchada. O ideal é pintar em dias que a umidade está maior do que 10%.

Pintura 3

Limpe o ambiente a ser pintado

Limpe a parede antes de começar a pintar: Antes de pintar sua parede, o ideal é limpar muito bem para evitar os defeitos. Utilize água e detergente, caso a parede esteja muito suja, utilize água sanitária para reduzir também o mofo.

Pintura 4

Utilize fitas para proteger locais

Ao pintar, cubra o rodapé com uma fita grossa. Retire o pó do local para que a mesma fixe melhor e passe a régua para garantir a aderência.

Pintura 5

Proteja as dobradiças

Proteja as dobradiças: ao pintar a sua porta, cuidado com as dobradiças. Para não pintá-las, coloque um pouco de vaselina liquida para deixa-las oleosas e evitar que tinta grude nas mesmas.

Pintura 6

Cubra as maçanetas

Evite sujar a maçaneta, para isso utilize papel alumínio para cobrir a mesma.

Pintura 7

Proteja as janelas e portas

Raspes as janelas: As molduras das janelas podem ser protegidas com fita crepe, assim como mostramos com o rodapé. Mas tem os vidros, porém eles são mais simples de cuidar. Ao pintar, passe o rolo na direção contrária a janela e se sujar o vidro, é só utilizar uma espátula para retirar o excesso.

Pintura 8

Escolha do pincel

A importância o pincel: é importante saber qual pincel é ideal para pintar cada local da sua parede. O rolo por exemplo não é indicado para pintar os cantos e não alcança certos lugares.

Pintura 9

Técnica W

Utilize a técnica do W: O melhor caminho para pintar é utilizar a técnica do W. Pintar em linha reta dá trabalho e demora muito. Siga os passos da imagem e cubra a letra W, só assim você terá o controle do que está fazendo.

Pintura 10

Segunda mão de tinta

Toque final: comece pintando os limites da parede e antes de secar, complete essa área com o rolo. Depois aguarde por três horas e repita a operação. A segunda mão de tinta irá eliminar as diferenças entre os cantos que foram pintados com pincel.

Pintura 11

Limpeza do Pincel

Coloque um elástico na lata de tinta: Essa é forma mais fácil de limpar o pincel e evitar maiores sujeiras de tinta e claro o desperdício.

Pintura 12

Aprenda a fazer textura

Para inovar na pintura, faça como a imagem mostra. Pinte apenas uma mão de tinta e utilize uma malha para dar um efeito diferente a sua parede.

Pintura 13

Efeito Triângulo

Para criar um efeito triangulo, pinte a parede com uma mão de tinta e coloque fita crepe como mostra a imagem e pinte-os com uma outra cor.

Pintura 14

Escova

Efeito escova: Dá para deixar sua parede linda usando uma vassoura como podemos ver na imagem.

Pintura 15

Escolhendo a cor ideal

Escolha a cor certa: Quanto a escolha da cor, utilize um simulador de cores para saber se aquela cor combina com o cômodo que você deseja pintar. Você pode testar as cores através dos ambientes online, algumas empresas de tintas oferecem, como o Simulador das Tintas Suvinil.

Pintura 16

Enfim, essas foram 16 dicas para você que pretende tirar um tempo para ser um pintor de primeira viagem, siga as dicas, pesquise e coloque a mão na massa.

via: Tudo Construção