Olhares e Detalhes é a série em parceria com o fotógrafo Lufe Gomes. Na série, Lufe visita casas e escritórios de arquitetos, designers de interiores e decoradores para um bate-papo leve e descontraído cheio de histórias, detalhes de projetos e dicas práticas para deixar os espaços bonitos e funcionais.
No 14º episódio, você vai ver que é possível reformar um apartamento alugado sem precisar fazer obras. Afinal, as cores podem mudar completamente o ambiente. Para esse projeto a arquiteta Kika Mattos do Triart Arquitetura apostou no Cinza Asfalto como cor principal para a sala do apartamento. Os donos já tinham a maior parte dos móveis na mesma tonalidade e por isso, essa foi a cor escolhida para garantir harmonia visual. Reparem que o teto foi pintado da mesma cor, o que ajuda a criar uma sala mais ampla e aconchegante.
Como já falamos, as cores são o grande diferencial desse projeto. Um dos destaques é o quarto jovem colorido com a cor Uniforme Escolar. A inspiração para esse tom está em um quadro pendurado na parede. Dessa forma, o azul valoriza os detalhes do quarto e dá mais personalidade para o ambiente, que é vibrante, mas ao mesmo tempo, aconchegante.
Para o quarto do casal, Kika Mattos atendeu um pedido especial. Os proprietários queriam o quarto rosa e a arquiteta optou pelo Rosa Carinho, uma tonalidade clara que nesse caso contrasta com a cor Patativa, um cinza escuro quase preto. As cores dividem o ambiente e se estendem até o teto, uma solução ideal para cômodos com o pé direito mais alto.
O corredor que dá acesso aos quartos, banheiro e lavabo, no entanto, foi pintado com a cor Jardim Noturno, um tom de verde que garante unidade e ajuda a realçar as obras de arte espalhadas pela casa. A cor possui um fundo acinzentado, assim como as outras cores utilizadas no apartamento, ajudando a criar uma decoração harmoniosa e com atenção aos detalhes.
A mesma cor foi usada no quarto das vovós, que teve metade de suas paredes pintadas pelo verde Jardim Noturno, de fora a fora, ajudando a dar uma sensação de continuidade e amplitude ao ambiente. Além disso, a parede pintada pela metade simula a cabeceira das camas. Para contrastar com o verde e fugir do branco óbvio, o cinza Crômio foi escolhido para pintar a outra metade da parede e o teto.
Para evitar obras no banheiro, a arquiteta pintou os azulejos com a cor Patativa e trouxe novos ares ao ambiente, combinando a cor aplicada na parede com o piso que já existia. Essa solução é mais econômica e sustentável.
O lavabo, no entanto, foi pintado com a cor que mais se destaca ao longo do projeto, o Jardim Noturno. O tom de verde é ótimo para destacar o ambiente e traz uma referência à natureza. A mesma cor foi escolhida, também, para a sala de jantar. A decisão ajuda a definir bem os ambientes excluindo a necessidade de eventuais obras.
Já a cozinha ganhou a mesma cor da sala de estar: Cinza Asfalto. A cor caiu como uma luva no ambiente e fez um ótimo dueto com a bancada central. O grande diferencial dessa cor é o destaque que os acessórios e quadros ganham no espaço.
Por fim, o hall de entrada do apartamento também foi colorido com uma cor que define a personalidade dos moradores: Papoula. O tom vibrante traduz o apelido carinhoso dos donos com o local, conhecido como apartamento elétrico. Com porta, teto e paredes pintados da mesma cor, o espaço é ampliado e destaca uma simbólica obra de arte.
Reformar um apartamento nem sempre precisa ser sinônimo de obras. Pintar portas, teto e paredes ajuda a definir e ressaltar as particularidades de cada ambiente e deixar a sua casa com a sua cara. E aí, ficou com vontade de sair pintando tudo? Então vem com a gente, assista ao 14º episódio da série olhares e detalhes e salve essas referências para sua próxima transformação.