A psicologia das cores funciona mesmo! Dependendo da escolha, elas podem causar reações emocionais e físicas.O nível das cores tem um impacto direto no humor e na energia das pessoas, portanto, além do design, pense também em como a cor da parede pode interferir no seu rendimento diário.
Azuis, verdes e violetas são considerados cores frias. Elas evocam sentimentos de paz e relaxamento. O azul pode deixar um ambiente mais frio e ajuda a dormir. É uma cor ideal para quartos, mas não muito adequada para escritórios. Se quiser, utilize em pequenos detalhes da decoração.
Cor dominante na natureza, o verde é considerado neutro. Normalmente nos sentimos bem em espaços verdes. A cor evoca orgânicos, frescor, emoções tranquilas e pode promover a concentração. Pintar uma parede verde em uma área do seu espaço de trabalho vai melhorar o seu equilíbrio.
Amarelo lembra atenção. É por isso que os marcadores mais populares são o amarelo. Ele faz as pessoas felizes e proporciona otimismo. Mas o amarelo pode ser uma fonte de distração muito forte e pode até causar ansiedade. Mas que tal uma estante amarela para alegrar o ambiente?
Vermelho indica energia e agitação. Produz sentimentos fortes e muita excitação. É uma cor estimulante e pode trazer energia, mas deve ser usado com cuidado e apenas em alguns detalhes da decoração.
Branco, marfim e cinza são boas escolhas para o ambiente de trabalho. São cores neutras, que fazem você se sentir confortável. Elas não costumam causar distração e podem ser combinadas com outra cores que tragam mais energia e equilíbrio.
Precisa abusar da imaginação? Então arrisque em detalhes ou até mesmo uma parede roxa. Além disso, em tons de lavanda, a cor favorece a concentração e o foco.
Vale lembrar que é sempre importante fazer teste de cores e pensar no ambiente como um todo, levando em conta tamanho e iluminação. Mas alguns pequenos ajustes podem fazer você se sentir melhor, mais criativo e produzir muito mais.