Das etapas que envolvem a pintura de um imóvel, a questão do acabamento merece destaque, afinal, sem o acabamento devido o resultado fatalmente deixará a desejar, não concorda?
Sabemos que o processo de pintura implica na maneira certa de lixar paredes, e na maior parte dos casos, na aplicação da massa corrida.
No entanto, as dúvidas sobre a maneira correta ou ideal, são bem comuns quando nos referimos a tais tarefas. Por exemplo: como lixar paredes? Como aplicar massa corrida?
Se você se questiona sobre tais indagações, está no lugar certo! No post de hoje, nossos Doutores em Tintas vão te explicar tudo o que você precisa saber sobre:
- Lixar as paredes: precisa lixar no reboco, antes de aplicar massa corrida?
- Massa corrida: como aplicar? É preciso lixar?
- E o teto? Como fazer para aplicar massa corrida?
Preparado (a)? Então acompanhe a seguir tudo o que você queria saber sobre acabamento de paredes, mas não sabia para quem perguntar!
Processo de lixar paredes: antes ou depois da massa corrida?
O primeiro fator que devemos considerar, quando falamos sobre lixar paredes e prepará-las para a pintura, é: a parede é nova, recém construída e com reboco grosso? Ou é uma parede já pintada, que receberá uma nova pintura?
Uma parede que esteja irregular, com fissuras, rachados e tinta descascando, deverá ser lixada antes de ser pintada.
Agora, se consideramos que a parede está apenas no reboco grosso, lixar pode ser desnecessário, caso esta parede não receba a aplicação de massa corrida.
No caso de pintar a parede no reboco, lembre-se de utilizar:
- Fundo preparador;
- Selador;
- E depois, a tinta.
Independentemente de pintar direto ou aplicar massa corrida, sempre utilize uma vassoura na parede, para tirar aquela areia que fica soltando, sabe?
Dito isso, podemos concluir que o processo de lixar paredes, portanto, deve ser adotado após a aplicação da massa corrida, ou em paredes que já foram pintadas.
Aplicar massa corrida: dicas importantes
Se aplicar massa corrida é um mistério ou algo desafiador para você, não se preocupe! Com nossas dicas, seu trabalho ficará bem facilitado e o resultado bem-sucedido. Veja como fazer:
-
Prepare a parede
Este é o passo fundamental para obter um serviço de alto nível de qualidade. Lixe a parede, passe um selador, e somente depois, aplique a massa.
Tenha em mente que se a parede for interna, aplica-se massa corrida pura e que se a parede for externa, o ideal é usar massa acrílica.
Parede esfarelando? Use espátula e lixa de número 40, de ferro, ok?
-
Reúna as ferramentas de aplicação
Há algumas opções de ferramentas para a aplicação de massa corrida. Espátula, compressor industrial ou desempenadeira, qual usar?
A desempenadeira, por exemplo, varia bastante em termos de modelos e necessidades. Por exemplo, ela pode dar um tipo de acabamento diferenciado, decorar, alisar e nivelar.
Se você busca pelo nivelamento da massa, utilize uma desempenadeira com espuma ou lisa.
Se a ideia é um acabamento com estilo decorativo, pode lançar mão de desempenadeiras com efeito grafiato ou com glaze e gel.
Há ainda desempenadeiras de função dupla no mercado, concebidas para a texturização e também de borracha.
-
Mantenha o ambiente bem iluminado durante a aplicação da massa corrida
Um segredo usado pelos especialistas é o uso de uma lâmpada bem próxima à parede. Isso ajuda a enxergar as possíveis imperfeições durante a aplicação, permitindo então, corrigi-las.
-
Passe a lixa após a primeira demão
Dica para melhores resultados: assim que secar a primeira demão da massa corrida, corra uma lixa de gramatura 150, retirando as imperfeições e deixando a parede prontinha para receber a mão seguinte.
Chegou a hora de lixar as paredes!
Você já aplicou a massa corrida, agora é o momento crucial de executar o lixamento, correto?
Com uma lâmpada próxima, passe a lixa, de preferência fina, de gramatura 220. Ao invés de usar a lixa diretamente nas mãos, procure utilizar um suporte para lixa. Isso vai otimizar o trabalho e o seu tempo, ok?
Alguns profissionais preferem o uso de lixas elétricas. Se você tiver acesso, é algo válido.
Dúvidas comuns
Sabemos que há muitas outras dúvidas sobre o tema, portanto, reunimos algumas delas a seguir:
- Não vou aplicar massa corrida na parede, tenho que lixar?
Como dissemos no início do texto de hoje, tudo varia da situação. O ideal é lixar a parede somente após a aplicação da massa corrida. Mas paredes com tinta velha e descansando também devem ser lixadas.
- Se não aplicar massa corrida, a pintura fica ruim?
Com certeza sem massa corrida o acabamento deixa a desejar.
- É viável aplicar massa corrida nas paredes externas?
Nada impede, mas o ideal é utilizar massa acrílica, pois se trata de um material indicado para áreas externas.
- Como faço para aplicar massa corrida no teto?
Dúvida das mais corriqueiras, de fato o teto é o lugar mais difícil de se aplicar a massa corrida.
O processo é o mesmo das paredes, no entanto, a posição é um tanto incomoda. Se a distância do chão para o teto for elevada, utilize andaimes.
Porém, se a altura for na média, você pode usar aquelas escadinhas domésticas, próprias para pinturas e reparos em geral.
Via: Clube das Tintas