Cansou do branco sem graça do teto? Resgate o rolo da despensa, invista em boas tintas e bote a mão na massa com nossas dicas para iniciantes
Precisa dar uma mudada no décor? Então olhe para cima: o teto pode ser um elemento surpresa da sua decoração, complementando o ambiente com toques de cor! Nem é tão difícil pintá-lo. Confira as dicas e aproveite aquele tom de tinta que você estava morrendo de vontade de usar.
1. Verifique se tem todos os materiais. Quanto às tintas, prefira as específicas para o teto ou invista em um primer antimanchas para passar antes de adicionar a cor.
2. Na hora de pintar você precisará de espaço para andar livremente. Remova os móveis que puder e cubra os outros com uma cobertura plástica especial, como lonas vendidas em lojas de materiais de construção. Você pode usar o mesmo material para cobrir o chão, ou substituí-lo por papelão ondulado. Use a fita crepe para fixar as coberturas e passar ao redor da área que será pintada — nesse caso, pode ser colocada na parede, próxima ao ângulo que forma com o teto.
3. Aliás, qual foi a última vez que você limpou o teto? Pois bem. Remova as luminárias. Passe um pano úmido no teto antes de começar a pintura (e deixe-o secar). Se for necessário, passe a lixa antes para uniformizar a superfície.
4. Misture a tinta e despeje-a, em pouca quantidade, na bandeja ou caçamba. Siga as instruções de uso do fabricante!
Pintura
1. Tudo começa com o pincel, chamado de trincha: com ele, você fara o recorte dos cantos, garantindo o acabamento perfeito do encontro entre a parede e o teto. Percorra as bordas, rente à fita crepe, criando faixas de aproximadamente oito centímetros.
3. Depois de contornar com a trincha é hora de pintar de verdade! Umedeça o rolo antes, lembrando-se de tirar o excesso. É só passa-lo em uma parede que não será pintada até secar um pouco.
5. Se o ambiente for muito grande, você pode dividi-lo mentalmente em quatro sessões de pintura contínua. Não se esqueça de partir para a próxima enquanto a tinta ainda não estiver seca.
6. Antes de botar a mão na massa, decida também a direção da pintura — geralmente a melhor opção é pintar perpendicularmente à maior janela do cômodo, minimizando o efeito da sombra sobre as faixas.
4. Mergulhe o rolo na tinta e tire o excesso na bandeja ou caçamba. Pinte continuamente em uma linha reta, sobrepondo a borda da nova faixa com a anterior (enquanto esta ainda está molhada). Puxe o rolo na sua direção primeiro, repita duas vezes, depois o empurre para o lado contrário e repita novamente. De cima para baixo, de canto a canto!
5. Preste bastante atenção na quantidade de pressão que coloca no rolo. Muita, ele deixará a tinta fina e com textura de casca de laranja. Pouca, ele criará manchas grossas que, quando secas, poderão craquelar.
6. Repita o processo por toda a superfície. Depois de esperar três horas você poderá aplicar outra mão de tinta, se for necessário — mas não se esqueça de fazer o recorte novamente!
Voilà. Agora é só admirar o trabalho bem feito.
via: CASACOR