Pintura criativa: 9 técnicas para aplicar na decoração da sua casa
Para quem deseja inovar na decoração da casa, a pintura criativa em paredes é uma das maneiras mais simples e práticas para dar um novo visual em cada ambiente. Algumas técnicas não exigem muita habilidade, já que a criatividade usada em apenas uma parede ou móveis pode ser o começo de uma bela obra de arte.
E se a ideia é sair da tradicional parede branca, vale apostar em diversos tipos de instrumentos que vão ajudar na pintura criativa.
Interessou-se pelo assunto? Então confira a seguir as melhores técnicas que separamos para você deixar a sua casa mais confortável e do seu jeito.
1. Live painting
O termo “live painting” se refere à pintura ao vivo, que pode ser uma arte já idealizada ou improvisada, onde tanto os artistas de rua quanto os grafiteiros usam a criatividade em tempo real e, geralmente, em locais públicos, a fim de criar um painel do evento musical ou cultural.
Na decoração, uma paisagem agradável ou um belo arranjo de flores associada à imaginação pode ser uma maneira simples de se aplicar esta técnica. Assim, um quadro com uma nova imagem ou até mesmo uma parede inteira pode deixar o ambiente mais descontraído.
Com esta técnica, você consegue colocar sua identidade e personalidade na pintura da casa, optando por imagens ou paisagens que estejam de acordo com o ambiente ou o seu estilo próprio.
2. Combinação de cores
Você também pode trabalhar com combinações de cores para dar um toque de cromoterapia ao seu ambiente. As cores ajudam a transmitir sensações para as pessoas e, por isso, quando aplicadas de forma estratégica nas paredes, elas fazem com que cada canto tenha um clima diferente, seja tranquilo, com mais energia ou alegria.
Além da capacidade de refletir a personalidade e influenciar no humor das pessoas, as cores dão vida em qualquer ambiente. No entanto, na hora de combinar as cores para decorar a casa, é preciso diferenciar os tipos de harmonização que os tons podem estabelecer entre si.
As cores vermelhas, laranjas, amarelas e rosas são consideradas cores quentes e tendem a chamar mais a atenção. Já os verdes, roxos e azuis são cores frias e mais sóbrias, as quais permitem combinações sofisticadas e aconchegantes.
Por outro lado, o cinza, branco e preto são cores neutras e um elemento-chave quando surgem dúvidas na hora de combinar.
3. Pintura para delimitar os espaços
A pintura também pode ser usada como uma maneira de delimitar os espaços e criar ambientes distintos em um mesmo cômodo. Para isso, basta usar uma faixa com o tom mais escuro na parede e o dividir com uma borda mais clara. Assim, um pequeno espaço pode se tornar um home office cheio de charme, por exemplo.
Essa é uma técnica interessante para ser aplicada em ambientes integrados, que tem sido a grande tendência da arquitetura. Também é uma boa ideia para decorar o quarto das crianças e de adolescentes. Assim, cria-se ambientes diferentes, como o espaço de estudo, de entretenimento, dos brinquedos e de dormir.
Lembre-se de aplicar as cores de uma maneira estratégica. Por exemplo, no canto do dormitório é interessante empregar cores mais tranquilas, para estimular o sono. Já nas áreas de estudo, prefira cores estimulantes — como o amarelo — que ajudam na criatividade.
O espaço de entretenimento e dos brinquedos pode ter uma arte em live painting, onde esteja estampado um tema que seja da preferência da criança, como um super-herói ou desenho animado e times de futebol.
4. Fita adesiva
O uso de fitas adesivas é uma ótima alternativa para quem deseja criar diversos estilos de decoração, como mosaicos, Chevron e listras. Neste caso, a fita é usada para dividir o espaço no qual será aplicada uma cor diferente do tom da parede enquanto oferecem um acabamento bem descontraído.
Desenhe com a fita as formas que você quiser em sua parede para ter uma pintura única. Inspire-se em formas geométricas, em obras de arte e o que sua imaginação mandar. Não se esqueça de que a fita deve ser tirada depois, pois ela é apenas um guia para aplicar a tinta sem borrar.
5. Como papel de parede
Se o papel de parede conta com um valor não muito acessível e a intenção é ter uma arte exclusiva do seu gosto, vale a pena apostar na pintura artística que pode ser feita com o uso de traços livres ou usando molde. Para esta técnica, basta soltar a imaginação que, certamente, a pintura criativa vai proporcionar uma decoração diferenciada.
Os moldes podem ser confeccionados em materiais recicláveis, como papelão ou plástico rígido, para que você tenha esse guia na hora de compor os desenhos. Se quiser formas variadas, crie diversos deles e faça mesclas, inclusive, trocando a cor da tinta para ficar ainda mais rico.
6. Pintura bicolor
Não usar a mesma cor de tinta até o teto é uma forma de criar um respiro no ambiente, que parece valorizar ainda mais a decoração e as cores usadas. Neste caso, aplicamos duas tonalidades diferentes, sendo que meia parede recebe um tom e o outro é aplicado na parte restante.
Geralmente, utiliza-se uma tinta mais clara e outra mais intensa para compor essa pintura. A faixa com o tom mais claro ou neutro fica próxima do teto enquanto a parte inferior ganha uma cor mais vibrante ou sombria, como o verde-escuro ou azul.
Na parte mais clara, criar uma galeria com quadros e adornos pode ser uma boa ideia para deixar um canto que parece vazio mais alegre com seus objetos favoritos.
7. Efeito degradê
Outra maneira de usar a pintura criativa é com o efeito degradê nas paredes. Nesta técnica é importante misturar as cores semelhantes e aplicá-las nas faixas horizontais, onde a tonalidade mais escura permanece na parte inferior e a mais clara próxima do teto. Dessa forma, o efeito degradê pode combinar e destacar outros itens coloridos, trazendo tranquilidade e leveza ao ambiente.
8. Rolos com relevo
Com uma diversidade de desenhos, os rolos de pintura com relevo ajudam a criar um visual diferenciado na decoração da casa. Para pintar uma parede e encaixar perfeitamente os desenhos o rolo deve começar do teto e ir descendo até o chão, pintando sempre na mesma direção. Esta técnica pode ser usada tanto para decorar a parede quanto para dar um destaque diferenciado na escada, deixando os detalhes dos degraus com mais charme e estilo.
9. LIV Arts
Engana-se quem pensa que a pintura criativa se restringe às paredes. Outra técnica muito bacana é a decoração LIV Arts, onde se transforma poltronas em obras de arte.
Para isso, todo mês um artista convidado pela empresa LIV decora, pinta à mão uma edição de 12 poltronas com histórias únicas, ou seja, elas jamais são iguais entre si, pois cada peça conta com uma arte feita de maneira exclusiva para o cliente. Além disso, junto com cada poltrona a pessoa recebe um cartão, no qual ela poderá sentir a emoção e saber como foi desenvolvido a pintura criativa daquela obra.
A decoração em LIV Arts transforma uma simples poltrona em verdadeira obra de arte, que impacta tanto os convidados quanto os moradores da casa, pois ela traz sofisticação, cultura e exclusividade para o ambiente.
Apesar da LIV decora também fazer peças individuais por encomenda, as 12 poltronas assinadas pelo artista contam com edição limitada, isto é, apenas 30 dias ou até acabarem as peças.
Você não precisa ter paredes e móveis com um visual mais do mesmo. Com um pouco de imaginação e aplicando técnicas simples é possível criar uma pintura criativa com muita personalidade. Basta escolher o estilo que mais está de acordo com aquilo que você deseja para sua decoração.
via: LIVDECORA