Assim que começou a “febre” por projetos DIY / faça-você-mesmo, uma das intervenções mais populares era pintar garrafas com tinta spray (e já falamos disso!). Afinal garrafinhas de vidro – assim como as latas de sardinha, latinhas e muitos outros – são objetos que usamos todos os dias e todo mundo tem em casa. E em especial no caso de garrafinhas, tem umas de formato tão lindo que dá dó de jogar fora. Deixá-las mais bonitas é uma maneira de justificar mantê-las na decoração.
Mas muita gente reclamava da dificuldade de usar tinta spray dentro de apartamento: fica cheiro forte, tem que proteger tudo muito bem, sempre tem uma parede que sai meio pintada… :-/ E aí, como é que faz :-|? Ficar sem garrafinhas coloridas é que não vai ser, né? A gente te dá o truque pra não precisar recorrer a tinta spray. E o resultado fica perfeito 😉
MATERIAL PARA REAPROVEITAR UMA GARRAFA DE VIDRO
- Garrafa de vidro
- Tinta (usamos acrílica)
- Pincel ou esponja de cozinha
- Fita crepe
- Caneta que escreva em vidro
- Lixa OU Primer spray
COMO FAZER: TUTORIAL PARA REAPROVEITAR UMA GARRAFA DE VIDRO
PASSO 1 – LIMPEZA: Limpe bem as garrafas por dentro e por fora. Se lavar, deixe secar bem.
PASSO 2 – LIXA OU APLICAÇÃO DE PRIMER: O vidro é um material muito liso. Você precisa aumentar a aderência dele de algum modo, ou a tinta sai muito fácil.
DICA! Lixe o vidro! Lixar o vidro dá uma aderência ok para a tinta.
Você também pode usar o primer spray. Nem sempre é fácil de encontrar, mas é o material ideal. Você pode aplicar o primer na garrafa dentro de uma caixa de papelão. Como é apenas 1 demão, não vai sair sujando tudo. O primer segura mais a tinta e garante que sua peça dure mais. Lembre-se, a cobertura não precisa ficar 100%, ele é importante apenas para dar um pouco mais de aderência a um material liso como é o vidro (se você se encaixa no grupo que não pode usar tinta spray, pule esse passo).
PASSO 3 – MARCANDO O DESENHO: Com uma caneta que escreva em vidro ou um lápis, faça as demarcações do que você deseja pintar. Não se preocupe com as marcas, elas sumirão assim que você passar a primeira demão de tinta ;-). Caso você não se garanta muito com o pincel, o ideal é fazer formas retilíneas e simples.
DICA! No nosso caso, queríamos pintar uma linha reta em uma superfície arredondada (o que pode ser algo beeeeem chatinho), daí fizemos o truque: com uma fita métrica medimos, em diversos pontos da garrafa, a altura que a nossa linha deveria ficar e marcamos-os. Depois, é só ligá-los com a fita crepe.
PASSO 4 – PINTURA:Vale lembrar que esse é um passo a passo que não dá pra ser feito em cinco minutos afinal, para cada cor, você precisa esperar um tempo de secagem, caso o contrário vai estragar todo o seu trabalho.
Sabendo disso, escolha a cor com a qual você deseja começar a pintar (se o seu desenho possuir objetos sobrepostos ou uma cor dominante de fundo, comece por ela) e delimite sua área usando fita crepe, criando uma máscara.
PASSO 5: Pinte dentro dessa área. A fita crepe funciona como uma barreira, não permitindo que a tinta vaze para onde não deve.
DICA! O “melhor pincel” para o vidro é a esponja. Dessas de cozinha mesmo, ou daquelas de obra. Basta cortar um pedaço. O pincel normal deixa a marca das pinceladas, e o rolinho não pega direito.
Você pode cortar uma (de preferência nova) em vários pedacinhos e usar um para cada cor. Para pintar, dê pequenas batidinhas. A princípio ela deixará uma textura um pouco esponjosa, mas relaxa que ela some depois de seca. Ah! Outra dica: assim que você molhar a esponja com tinta, ela vai ficar bem carregada, por isso comece pintando as áreas longes da fita crepe. Só comece a ser a aproximar dela quando ela estiver quase sem nada. E não se esqueça: vá trabalhando em camadas. Dê a segunda demão, se necessário.
PASSO 6: Tendo certeza que a tinta está beeeem seca, é hora de passar para a próxima cor, repetindo os mesmos passos anteriores. Depois você ainda pode dar um charme desenhando detalhes com a caneta permanente, como nós fizemos, e pronto! Agora você tem uma garrafinha bem bonitinha para decorar a sala, o banheiro, o escritório…. Ou mesmo dar de presente, que tal \o/?!
♥︎ O chato da esponja é que dificilmente você conseguirá tirar todas a tinta acumulada nela para reutilizar. Mas você pode lavar o excesso – evitando que ela endureça – e aproveitá-la quando for usar a mesma cor outra vez. Ou também pode cortar fora só a superfície que está com tinta.
via: DCORAÇÃO