A combinação correta de cores sempre é um ponto fundamental para qualquer decoração. E as paredes são sempre umas das principais escolhas na hora de renovar a decoração de qualquer ambiente. Uma tendência que vem ganhando espaço em projetos criativos é a pintura geométrica.
A pintura geométrica possui uma infinidade de opções de desenhos e pode ser aplicada em qualquer cômodo da casa, seguindo sempre o estilo de onde será aplicado.
Você está pensando agora mesmo em renovar aquele ambiente meio abandonado? Então confira como aplicar essa pintura cheia de estilo.
Com um pouquinho de habilidade e marcações com fita crepe você pode mudar completamente a cara de qualquer ambiente.
Veja o passo-a-passo de como fazer uma pintura geométrica.
Materiais necessários
Confira a lista de materiais que você vai precisar:
- Jornal ou plástico para forrar o chão;
- Rolo de lã (número de acordo com a quantidade de cores que você vai utilizar);
- Bandeja de tinta;
- Fita crepe;
- Trincha (pincéis);
- Tinta;
- Lixa.
1 – Primeiro passo: escolha o desenho
Escolha a forma do desenho e marque a área a ser pintada. Utilize um papel qualquer para fazer um esboço, com esse desenho em mãos será mais fácil fazer as diversas marcações.
Lembre-se: quanto menos divisões e cores você definir, mais fácil será a execução.
2 – Segundo passo: verifique a parede
Analise a área que será pintada. Caso você encontre irregularidades na parede, passe uma lixa para deixar a superfície uniforme.
Caso ainda sejam necessárias correções, você pode utilizar um pouco de massa rápida. Você a encontra em qualquer loja de tintas.
Feitas todas as correções na superfície podemos passar para o próximo passo.
3 – Terceiro passo: cor de fundo e secagem
Escolha a cor de fundo, ela será a cor principal em sua parede. Após pintar totalmente a parede, aguarde o tempo de secagem completa. Este tempo costuma estar na própria embalagem da tinta, e leva normalmente até 48 horas.
4 – Quarto passo: marcação do desenho
Agora que a tinta está seca, marque os desenhos geométricos com fita crepe.
Para esse passo qualquer fita pode funcionar, contudo existem fitas próprias para pintura. O importante aqui é apertar bem contra a parede, para que a tinta não penetre sob ela.
Caso você opte por triângulos, um esquadro pode servir de guia para deixar a fita bem reta. Uma régua grande ou um nível também pode ajudar nessas horas. Fique atento para não deixar a fita torta.
5 – Quinto passo: pinte as formas
Com todas as marcações preparadas, inicie a pintura das formas geométricas. Não dissolva a tinta, isso evita que ela escorra, e com isso você não compromete o andamento da pintura.
Dica: ao escolher as cores para as formas lembre-se, cores escuras dão a impressão de sombra e fazem os ambientes parecerem menores, já tons mais claros vão ressaltar a luz e dar sensação de mais espaço.
Esta é uma etapa que exige paciência, então nada de utilizar muita tinta no rolo para ganhar tempo. Estamos quase no final e você não vai querer jogar todo o trabalho fora, não é mesmo?
6 – Sexto passo: retire as fitas no tempo certo
Fique atento à secagem da tinta nesta etapa. Não espere a secagem total, pois pode danificar a pintura ao retirar as fitas. Verifique se a tinta está seca ao toque, então pode começar a retirar a fita da parede. Em alguns casos será necessário o retoque nas bordas das figuras geométricas.
O retoque pode ser feito com a trincha ou com um pincel de sua preferência.
Esperamos que esse tutorial tenha ajudado você a renovar e deixar cheio de estilo os seus ambientes. Aproveite também para deixar nos comentários o resultado da sua decoração nova. Então mãos à obra e até a próxima!
via: IMOBILIARIASL